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terça-feira, 4 de setembro de 2012

Filosofia da Linguagem

Filosofia da linguagem


A linguagem é mais do que se imagina. Gotlob Frege fala no problema da igualdade. Assim defende que é relação de sinais ou nomes. Para tanto, cita entendimento kantiano que se a=a nos leva a algo a priori, enquanto a=b, não. Assim, a relação de uma coisa consigo mesma e a relação que não se dá entre distintas.
Para Wittgenstein a linguagem deveria temer dar um mesmo nome para um mesmo objeto, e nunca para objetos distintos. A maior parte de proposições de filósofos vem da lógica da linguagem não compreendida. Fala-se sem sentido. Fazemos figuras dos fatos. Por outro lado, ondas sonoras e notação musical são exemplos de símbolos que não correspondem a fatos. Segundo Wittgentein, ainda, a filosofia não interpreta, apenas clarifica. E o universo de cada um seria a sua linguagem.
O fisicalismo de Carnap nos leva a diminuir a filosofia como matéria independente e aumenta o poderio da física. “Linguagem unitária para evitar a dispersão da ciência”. Qual seria essa linguagem unitária? Já para Deleuze, Wittgenstein teria estragado a filosofia. Outrossim, para Nietzsche: “Não existem fatos, existem somente interpretações de fatos”. Já para Pierce, o homem é um signo. Fala ainda em sua doutrina de primeiridade, secundidade e terceiridade.
Uma dupla negação constitui uma afirmação? ~~P =P? Posso falar, “não, não quero...” e isso significa que reforço o não. Porém, se eu falar que “nego negar a verdade”, posso estar falando que a afirmo. Pode ser o giro que volta ao mesmo lugar. Mas será o rio atravessado duas vezes o mesmo rio, se lembramos de Heráclito? A própria linguagem não seria uma metáfora?
O “Circulo de Viena” distinguiu a ciência da metafísica, e criou método para fazer essa distinção. O absurdo é que quando pensamos na filosofia e na ciência, sabemos que seu início se deu pelo que não era verificável, e que apenas após se começou a se verificar com o avanço tecnológico, como a questão do átomo e celular. A filosofia como uma semiótica: com sintaxe, semântica e pragmática. Parece que desejaram transformar a sabedoria em uma gramática.
Essa semiótica ou teoria do signo já existia desde Platão e Aristóteles. Existiu em ciências, como na medicina, em Galeno e na tecnologia, com a criptografia, criada por Tritemio. Platão na relação entre nome, ideia e coisa, e, Aristóteles entre signo certo, e signo incerto.
A renascença teve uma visão pansemiótica com Paracelso. Usa o homem, princípio interior e estrelas como símbolos para acompanhar Deus na mensagem do mundo. São as assinaturas, que podem ser identificadas no rosto, pela fisionomia (lembro que tenho livro sobre o tema, Fisionomia Oculta), nas mãos por quiromancia, assim como assinatura das estrelas “astrologia”, do fogo, piromancia, água hidromancia.. etc. Tais matéria são mais sintonizadas com ciências ocultas. A doutrina dos augúrios, ainda difundida por Cornélio Agrippa. Aí se vai para a doutrina da cabala e a linguagem volta ao metafísico. Por fim, sou neo-renascentista, nesse sentido.

(Resumo de programa de rádio Filosofia é Liberdade, da rádio comunitária Liberdade FM, 87,9, de São Bento do Sul/SC, apresentado junto a Cléverson Israel Minikovsky)

Um comentário:

  1. A filosofia da linguagem, como toda outra filosofia, é o questionamento acerca dos próprios mecanismos mentais de questionamento, o que faz com que perenemente os problemas filosóficos se tornem aporéticos, de tal sorte que seguramente pode-se dizer que a filosofia sempre quis resolver o que é irresolvível. Mas de fronteira em fronteira estamos a expandir nossos limites. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

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