Seja bem vindo, mistico buscador!!!!

Acompanhe minhas postagens e aprenda o caminho para a luz e para o conhecimento oculto



domingo, 24 de junho de 2012

Maçonaria e São João

Maçonaria e São João




                Hoje é um dia comemorado nas lojas maçônicas do mundo, pois é o dia de seu padroeiro: São João. João além de ser aquele que batizou Jesus, também era aquele que escreveu o evangelho mais místico, além do Apocalipse, apesar de serem supostamente pessoas diferentes. Como tudo na maçonaria, mais vale o símbolo. E assim fugi um pouco da caipirice, apesar de ser eu também meio caipira em sotaque. Adentro nessa que é a fraternidade iniciática mais famosa da história, dos irmãos do esquadro e do compasso. Sendo em princípio ordem de construtores ou pedreiros, se tornou uma ordem filosófica com a influência de rosacruzes e assim busca a evolução e progresso da humanidade, e a fraternidade entre os homens, conciliando suas diferenças. São João estimava muito a fraternidade, e por isso ter ficado como padroeiro. E na verdade é o São João de Jerusalém João Smoler) o patrono, que era protegido dos soldados da Cruzada, e viveu em torno do ano 500 de nossa era, fundando hospital e Ordem de Cavaleiros Hospitalares.
            Ao serem abertos os trabalhos ritualísticos de uma loja, ou mesmo ao se chegar em uma, se deve proferir o nome de João. Vemos que o símbolo não é sem sentido, pois João/Ioannes significa porta, portal, e assim podemos pensar na iniciação. A maçonaria não é religião, mas nem por isso deixa de ter seus ritos com simbologia cabalística, alquímica, remontando as escolas de mistérios da antiguidade. A iniciação é morte simbólica e assim João foi decapitado. Espíritos de elevada hierarquia como anjos dizem aparecer apenas a sua cabeça. A iniciação poderia ser comparada a uma conversão religiosa (semelhante ao batismo de João Batista...), apesar de que aqui falamos em um grupo de homens com mentalidade semelhante, e ajuda mútua. Também vemos no céu a estrela Orion identificar a simbologia de João, que seria comparado a Leão/Judá, assim rei e também a Salomão. Não sem sentido, a loja maçônica imita do templo de Salomão, e seu principal herói é Hiram Abiff, líder na construção nesse templo.
             Na verdade a comemoração é de solstício (mudança de estação de inverno e de verão...) e usa de um João para o de verão (Evangelista, 24 de Junho) e o de Jerusalém para o de inverno (27 de dezembro). Os solstícios indicam dias e noites mais longas ou curtas e assim portais para o céu. De grande importância ritualística. Assim a fraternidade dos filhos de uma viúva pode se dedicar a essa comemoração, que hoje em especial é venerada no  mundo todo. Não apenas comer doces em festa junina, mas relembrar a obra desses grandes iniciados, esses vários João (Evangelista, Batista e de Jerusalém..) e assim divulgar o amor e a fraternidade humana, para que siorvam de exemplo por suas obras que marcaram a história. As lojas maçônicas tem a comemorar pois o João Smoler fundou ordens de cavaleiros e hospitais, e ainda tinha relação com os Templários, os quais foram a base da ordem Mac.’..

Um comentário:

  1. A ordem fez uma boa escolha ao optar por João, o mais esotérico dos evangelistas. João diz muita coisa que os sinóticos não dizem. Em nenhum outro evangelho fica tão patente a Divindade de Cristo. Foi o único que teve a coragem de falar em "comer da minha carne e beber do meu sangue". CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir