Seja bem vindo, mistico buscador!!!!

Acompanhe minhas postagens e aprenda o caminho para a luz e para o conhecimento oculto



terça-feira, 5 de abril de 2011

Céu oriental e ocidental

Céu oriental e ocidental


        
A princípio pensei em escrever sobre o céu relatado em teosofia chamado de Devakhan, mas decidi lembrar do céu ocidental e suas características. Uma terra ou lugar de paz e tranquilidade perpétua, numa comunhão com os santos e mesmo o reencontro com profetas, um pastor (Cristo) e uma Israel celeste, pode ser algo que se aproxime do céu ocidental. Claro que místicos levaram isso a uma profundidade maior e aqui não caberia levar em conta todas as visões que poderíamos ligar ao céu. A escada de Jacó pode ser uma chave a esse mistério, bem como o Éden ou um oásis paradisíaco, terra de leite e mel. O paraíso do Islã pode ser um bom meio termo, com suas muitas virgens. Mas vou aqui falar do céu oriental, ou melhor, dos dois céus.
         Há várias dimensões, uma para a mente (manas), outro para budhi, outro para atman e assim por diante. Dimensões de iluminação, de corpos sutis e mentais, muito mais espirituais que materiais. Então o fato de se falar em terra, jardim, fuga de deserto, nada disso tem a ver com  a mente (pois se pode estar em qualquer lugar na mente), independente de se onde esteja. O Nirvana aparenta um vazio, mas é alguma coisa. Não é um sentimento apenas de perder a individualidade, mas de iluminação, unidade com Deus ou com Deus em mim mesmo. Mas assim não há ego, mas sim o Ele que É através de mim. Sentimento parecido é com a visão de santos e santas (Dhyana), ou mesmo o êxtase espiritual (Samadhi). Isso tudo leva a uma complexidade também do céu, que não se confunde com Nirvana. Para mim Nirvana seria a dissolução no seio do Pai.
         Céu ou céus seriam o inferior, parecido com o que concebemos como mundo espiritual em espiritismo, e o superior, ligado as crenças religiosas e espirituais da pessoa. O ponto de vista da pessoa e a individualidade vão ser muito importantes na formação de seu céu (inferior), que se chama Devakhan. No céu superior há pessoas que nem passam um tempo entre encarnações e há quem nem tenha um inferior, haja vista pouca evolução. Depende do apego a matéria e ao mundo. Os mais apegados ficam em um lugar que lembra o purgatório, limbo ou mesmo inferno, com sangue e instintos, chamado kama loka. A distância entre o ocidente e o oriente não é tão grande, são apenas formas diferentes de ver o ser humano em sua dimensão espiritual, que talvez seja o mesmo.
         Não se trata de terra de descanso, mas de realização. O céu Devakhan vai ser um meio mental de realizar os sonhos, aspirações que no mundo não foram realizados, por diversos fatores. Claro que para viver um karma ou espiação se fez necessário não realizar sonhos na vida material e terrena. Romances lidos, sonhos, fantasias, muitas coisas vêm nessa dimensão a ser satisfeita, amor, reencontro de familiares, filhos que se perdeu, tudo vive numa grande alegria. É o lado mais puro e benéfico da pessoa, uma forma de “descansar”, mas por não ter problemas, ou ter menos problemas, viver num alto-astral. Cada pessoa vai ter o seu, de acordo com suas aspirações. Por isso não se perde individualidade, nem se encontra ainda anjos ou santos. O céu superior é que vai se destinar a isso, geralmente em um período de tempo menor que o inferior. No céu superior cada pessoa vai viver a sua espiritualidade e realização dessa de forma específica, um budista viva com Buda, um cristão encontre o reino dos céus, um muçulmano as suas virgens, e assim por diante, não é algo padrão, também respeitando a individualidade. Há quem não mais precise encarnar, daí fique nesses céus, ou encarne apenas para uma missão específica. Os grandes mestres da humanidade assim o fazem. Mas eles levam o céu com eles, não precisam fugir ou se elevar a outro céu.

Um comentário:

  1. As religiões podem dizer o que quiserem. A respeito da vida futura nada sabemos. Mas Cristo nos deu uma pista: "o que eu preparei para você os olhos jamais viram, os ouvidos jamais ouviram e os corações jamais sentiram". Muito obrigado pela mensagem, Mariano. Respeitosamente, CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir