Seja bem vindo, mistico buscador!!!!

Acompanhe minhas postagens e aprenda o caminho para a luz e para o conhecimento oculto



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nascimento sob ponto de vista místico

Nascimento sob ponto de vista místico


Do ponto de vista Rosacruz a vida tem início com o primeiro suspiro, ou com o primeiro sopro, inalação de ar pelos pulmões, e assim se dá a encarnação da personalidade-alma. Parece que assim se entre em sintonia com a Bíblia e a criação de Adão, com a vida em nefesh que se deu pelo sopro.
O nascimento de Jesus foi anunciado a Maria e mesmo a José pelo anjo Gabriel, responsável por essa mensagem. O livro cabalístico do Zohar diz que todas as crianças que estão para nascer são anunciadas pelo anjo Gabriel. E a Virgem Maria foi segundo alguns preparada para esse nascimento especial. De certo modo todos os maiores mestres espirituais nasceram de virgens, desde Krishna, Zoroastro, Hórus, Buda e outros.
Após a Páscoa, que comemoramos recentemente, em torno de 9 meses depois, nasce o Cristo no Natal. O Cristo Cósmico nasce e morre nos solstícios e equinócios solares. Então a morte do princípio Cristo ressuscita no Natal, quando toda a natureza comemora a esperança da sua manutenção, da vida que vem daquele que está Vivo. O Cristo Interno nasce quando o homem se torna um novo homem pela sua regeneração espiritual. O nascimento no mundo material é a morte do mundo espiritual e a morte no mundo espiritual é o nascimento no mundo material.
O cesto de Moisés, que foi abandonado no rio Nilo de certa forma representava o útero materno, e o encontro da egípcia foi a possibilidade do nascimento do Judaísmo dentro do Egito. As águas são o líquido amniótico e o útero é o cesto que protege o bebê dos malefícios externos.
A arca de Noé é também a representação de um especial útero, onde nascem todas as espécies, sendo em hebraico chamada de Thebah, a matriz. Também a arca da aliança é uma espécie de útero, onde está a Torá especialmente protegida para que nasça a palavra de Deus, ao ser lida pelo santo, tsadik. E a arca é guardada por anjos, querubins estes representados em sua parte externa. Pela igreja os querubins ou anjos têm a aparência de pequenas crianças. E a Tora ou a Bíblia se inicia com a letra Beth hebraica (de Bereshit, no princípio, no Gênesis), feminina, que é a casa, ou que podemos ver como um ninho.
A iniciação é um modo de ao mesmo que se passa por uma morte simbólica, também se encontra um nascimento simbólico para outro nível de consciência. Em diversas fraternidades isso é representado através de rituais e em muito simboliza a transformação da morte física para renascimento no mundo espiritual, ao exemplo de Osíris no Egito e tantos outros, como Cristo que sobrevive a cruz e supera a morte na matéria (que representa a cruz). O conhecimento dos mistérios revela os segredos da vida e da morte.
Também no símbolo do ovo vemos uma origem e nascimento do Universo, esse que tem relação com a serpente. A física também vê antes da origem  do universo em seu Big bang uma espécie de massa uniforme, esta numa espécie de ovo. Antes da Criação, segundo esotéricos e mesmo com a cabala, havia a água do caos, sem forma e vazia. E em várias mitologias esse ovo tem relação ainda com a serpente, que vemos no livro inicial mosaico, o gênesis. O nascimento surge então das águas, do ovo ou útero e se alguma serpente (o espermatóide..espermatozóide tem aparência de serpente). O grande universo se reflete no pequeno, o céu é imitado no corpo do homem.
E o nosso corpo material, um dos quatro, é filho da Mãe terra, e nascemos de átomos organizados pela Inteligência Cósmica, reaproveitados, que é o que muitos chamaram de pó. Viemos desse modo e nessa interpretação, do pó e voltamos para o pó, mas apenas nossa porção material, não a espiritual ou alma.
Na astrologia o signo zodiacal relacionado a maternidade é o de câncer, pois o caranguejo representa o útero materno. E é comum cancerianos serem muito afetivos e cuidadosos com seus filhos e família.

Excerto de programa de rádio "Filosofia é liberdade", que vai ao ar aos sábados, as 21:40, na Rádio Liberdade FM

2 comentários:

  1. Caro Doutor Mariano Soltys: pode crer que quando o Mateuzinho souber ler ele vai curtir o seu artigo, sobretudo porque sem ele este artigo não teria sido feito. Valeu Mariano, amanhã gravamos sobre teoria quântica. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE CLEVERSON..RECEBI COM GRANDE ALEGRIA A METANARRATIVA..OBRA QUE VOU LER..E ESPERO QUE VC FACA UMA CAPA..LEGAL..ABRACO E MATEUS POSSA LER NOSSOS TESOUROS..

    ResponderExcluir