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domingo, 2 de junho de 2013

Anjos criados, arcanjos, querubins e seu mistério cabalístico


Anjos criados, arcanjos, querubins e seu mistério cabalístico

Pela cabala, os anjos têm estreita relação com a palavra amém. Assim Malach com Amemn, sendo o código de número 91. Anjos em seus nomes são diferentes nomes de Deus, ou aspectos diferentes da mesma força, sendo essa força única, daí o monoteísmo. O número 91 se refere a união do espírito e do físico, tendo assim os anjos certa realidade, inclusive em nosso mundo (Assiah). De certo modo, estão muito ligados as emoções, ou as esferas abaixo da trindade Kether-Hokmá e Biná, de natureza intelectual. Tais anjos são energias, e podem inclusive ser criados. Tal criação feita por seres humanos são criadas pelas ações e também por formas-pensamento, realizando vontade. Os Querubins, ou aqueles que guardam o Eden (Gan-Eden), são semelhantes a esfinges, e a palavra querub significa boi. Eles guardam a esfera do rosto de Deus, e assim a centelha de fogo, do elemento fogo espiritual, e daí de o homem não poder entrar lá, sem ser consumido (seu veículo não evoluiu para tanto, a não ser quando encontrar Logos-Cristo...).

 Com relação as emoções, também há demônios, que estão em muito na árvore do conhecimento do bem e do mal, e daí da esfera que não é esfera da árvore da vida, Da’at, ser o “conhecimento”. Esse conhecimento é o fruto proibido (nenhuma maçã..), e por isso que falei que o pecado maior foi conhecer e se relacionar com daimons dessa classe, e não outro pecado. Cabalistas dizem que temos 4 vidas, porque vivemos através das encarnações (Gigul) pelas dimensões através dos 4 mundos ou elementos. Os anjos e demônios estão nas duas colunas que nos sugerem pensamentos, e se assemelham a doutrina de Agostinho dos dois anjos, um bom e outro mau. Temos assim de encontrar a coluna central da árvore da vida cabalística, e em especial a esfera central (Tipharet-Cristo-Sol), para que assim possamos equilibrar toda a árvore e qualidades divinas. A alma regressa até em bisneto, e por isso que em êxodo 20 se fala que os pecados alcançam até 3ª e 4ª geração. Os anjos têm papel importante nisso, e mesmo os arcanjos (serpentes de fogo), bem como outras ordens, são essenciais. Elohim se refere a anjos, e foi traduzido em Gênesis como Deus. Podemos assim além de criar anjos, os julgar, conforme carta aos Corintios de Paulo. Ademais, alguns anjos encarnam em seres humanos. Fato é que quem deve julgar as anjos é somente o iniciado e mago (um microcosmo controlado), e não qualquer pessoa. E que imagem e semelhança de Deus se refere a Adao Kadmon, ou o Universo, com suas esferas, e não a um simples homem feito de carne e osso. Pois a carne não herda reino dos céus. Yeshua Jesus é tratado por certas vertentes como o mesmo de arcanjo Miguel. Fato é que em cristianismo primitivo se entendia Jesus como um anjo, e não muito como homem. Nas a alma está segura e não deve nada temer o homem. A árvore da vida é a ferramenta para se salvar em meio a isso tudo, pela meditação (antes do efeito) e pelo controle (antes do castigo). Pois assim como se semeia se colhe. E os anjos têm papel relevante nessa ajuda, sejam os fiéis ou caídos, pois nada há de inútil no universo. Fato é que o que se recebe deve se dar e multiplicar, e isso se faz com a sabedoria dada pelos anjos, a cabala.

2 comentários:

  1. Mariano Soltys: pegando um termo emprestado de Feuerbach, os anjos são hipostatização dos ideais humanos. E com isso não quero dizer que eles não existem, mas que, como tu mesmo disseste, emanam de nossa vontade. Uma potestade angelical é, pois, um destacamento de parcela de nossa entidade energética chamada alma ou, no caso dos superiores, do próprio Deus. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

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  2. Vejo que esses anjos estão por todos os lados. Fato é que sutilmente agem. O anjo guardião seria da alma (perfeita), e de algumas ações seria da personalidade-alma (imperfeita). Formas-pensamento podem adquirir diversas formas. abraço

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