Seja bem vindo, mistico buscador!!!!

Acompanhe minhas postagens e aprenda o caminho para a luz e para o conhecimento oculto



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O místico e iniciado atual

O místico e iniciado atual



         Houve o tempo em que todo o místico era uma figura proeminente na comunidade onde estava inserido, seja não só pelo comportamento, ascetismo, isolamento, bem como as vestes que usava, muitas vezes semelhantes a da sua ritualística. A distância entre a vida do profano e do iniciado assim ficava muitas vezes como um obstáculo a essa senda, por poucos a trilha sendo enfrentada. Mesmo ao tempo daquele grupo fundado por Pitágoras, esta sociedade secreta protótipo daquelas que até hoje conhecemos, com seus ensinamentos místicos e com a numerologia popular entre esoteristas. No Egito antigo e mesmo em outras sociedades, as provas mesmo eram extenuantes e requeriam especial preparo, o que reservava o caminho a poucos e preparados neófitos. Hoje o acesso ficou mais amplo, apesar de o desconhecimento ser ainda grande no assunto da iniciação e misticismo e levar a uma série de equívocos, como a desculpa que que alguma serve o demônio e outras superstições do gênero, geralmente para evitar a concorrência e vindo essa opinião do meio ortodoxo de religiões. Veremos o acesso a determinadas ordens iniciáticas e místicas.
         Primeiro vamos classificar a iniciação. Existe a iniciação pessoal, a autoiniciação, aquela de estudante e a virtual. Podem existir outras, mas para efeito de alusão essas são as que temos acesso. Na iniciação pessoal o candidato tem de estar presente a determinado ritual, como o exemplo da Maçonaria, onde se passa pela câmara de reflexões, questionário e se é indicado por algum membro dessa ordem para o acesso, se é convidado. Na iniciação à distância, pode haver um estudo com envio de monografias, em forma impressa ou mesmo através de um CD Rom, mas também combina geralmente com rituais de graus e frequencia de templo ou reuniões entre irmãos, sem obrigar a frequência desse templo em umas, e, noutras obrigando à partir de determinado grau (a Illuminati). Já nas ordens da Rosa-Cruz, há geralmente envio de monografias e o número de graus varia de uma ordem para a outra, bem como as exigências de ingresso. Na FRA por exemplo não se pode fumar, e isso é uma exigência que revela sua alta exigência moral com relação a membros. Na Rosa-Cruz Áurea se estimula ao vegetarianismo, o que pode afastar alguns pela sua dieta habitual não ser compatível. Na AMORC há maior liberdade e parecem seus ensinamentos estarem bem atualizados com os avanços da sociedade e da ciência. Mas a escolha parte sempre do buscador. Com relação a iniciação virtual, a a Martinista, de cunho cristão, Sociedade das Ciências Antigas, que foi a primeira que frequentei e que gratuitamente à partir de e-mail acompanha o iniciado na via mística e teúrgica, onde são ensinados exercícios de controle de pensamento, orações, meditações, o aspecto esotérico dos defeitos capitais, a astrologia e simbologia. Há avaliações e o estudante percorre a via do coração, de Saint Martin, Martines de Pasqualy, Boehme e outros místicos cristãos.
         Para a vanguarda e aqueles que já se afastaram dos meios ortodoxos, existem sociedades secretas como a Astrum Argentinum e a OTO, estas de cunho thelêmico, na linha de Aleister Crowley, com a yoga característica, o Livro da Lei, os libers, a prática de magia e até tantra, conhecimentos vários. Confunde-se a magia sexual da primeira com farras de profanos, mas nada tem em comum com esse comportamento e geralmente o iniciado faz magick dessa linha com sua esposa. Outrossim, conhecimentos de cabala são evidenciados e percebe-se nos integrantes um conhecimento profundo desse misticismo, que é a cabala ocidental (um pouco diferente da hebraica). Outras ordens são aquelas de linha luciferiana, que surgem ainda novas por aqui, sendo que já encontramos livros de membros da Dragon Rouge e mesmo sites na internet onde se traduzem escritos de ordens da mão esquerda e da linha draconiana.
         Há ainda, o que temos de colocar em cadeira especial, os Caóticos, movimento mágico independente que foi fundado com Peter James Carrol, onde há o rompimento com as antigas ordens ocultistas e iniciáticas, sendo uma síntese e avanço de todas, de cunho especialmente mágico. Para um místico ou mago caótico, pode ser usado qualquer meio, desde que funcione em magia, como eletrônica, Papai Noel, algum deus esquecido, símbolos mágicos especialmente criados (sigilos), mantras, gargalhadas, deusa da discórdia, gargalhada como banimento e assim por diante. Já é um rompimento com os antigos paradigmas mágicos e com o sigilo que era antes colocado entre ordens místicas e iniciáticas, englobando a tecnologia e descobertas da física quântica a magia, o que para tradicionais e dogmáticos não se faz possível. Pode-se uar como oráculo até um programa de busca da Internet, e mesmo o meu blog pode ser uma revelação especial."Nada é verdadeiro, tudo é permitido”, dizem, com relação a magia. Nos meus livros já fiz referência a esses movimentos atuais e de vanguarda em ocultismo. Mas devido a cisões, brigas, rompimentos e concorrência em grupos iniciáticos, chegando uns até ao fim, como a Aurora Dourada e outras, por esse motivo caóticos decidiram renovar o sistema de se estudar e praticar magia. Mas há ordens que não defendem mais teurgia, como a AMORC, e mesmo outras apenas se tornaram grupos de encontro e jantares de classe alta, não mais guardando a tradição mística para qual foram criadas. Mas a diferença do místico atual é que ele convive na sociedade, trabalha, participa de eventos, não mais é alguém que tem de se afastar para os seus trabalhos e rituais.

2 comentários:

  1. Los trabajos místicos y toda suerte de rituales son señales que, así como la iniciación, necesitan surtir repercución moral y comportamental en el iniciado. Remembering that the hardest part is the initial. Moitas grazas pola súa iluminación, doutor Mariano.

    Fratis sui, Cléverson Israel Minikovsky

    ResponderExcluir
  2. Mariano és un erudit que sap on pas i és capaç de conduir i els que segueixen.

    Um abraço catalão, Mariano.

    ResponderExcluir